Reconhecimento facial e o futuro da tecnologia organizacional

Os constantes avanços tecnológicos permitem que as empresas atualizem seus processos e incorporem novas técnicas para modernizar os negócios e ganhar mais eficiência no seu dia a dia. Dentro desse contexto, destaca-se o uso do reconhecimento facial por organizações dos mais diversos segmentos. Saiba como ela funciona e confira a reflexão da PlataformApp sobre como será o futuro da tecnologia organizacional nesse artigo.

O que é o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é uma tecnologia baseada na inteligência artificial e que funciona por meio de algoritmos que conseguem mapear pontos dos rostos dos indivíduos. Câmeras “lêem” várias características da pessoa como a distância entre os olhos, o formato da mandíbula, o contorno dos lábios, comprimento do nariz e queixo, por exemplo, e softwares específicos fazem esse registro. Assim, é criada uma biometria facial do indivíduo. Este mapa facial, por sua vez, ao ser escaneado é capaz de reconhecer o emparelhamento das características independente da posição que a pessoa estiver.

Vantagens trazidas pelo reconhecimento facial e como ela está sendo usada hoje

O reconhecimento facial já é parte da solução de empresas de variados segmentos devido a benefícios como precisão, facilidade e rapidez na identificação das pessoas, boa integração com outros tipos de tecnologias e segurança, por exemplo.

Atualmente, o reconhecimento facial é utilizado por organizações prestadoras de serviços financeiros como forma de combater fraudes, setores de Recursos Humanos das empresas que usam o reconhecimento facial no controle de ponto, em programas de fidelidade, na segurança de eventos, em redes sociais, etc.

Reconhecimento facial e outras tecnologias vigentes estão transformando os negócios

Em um mundo cada vez mais conectado e que a concorrência se tornou mais acirrada, as empresas devem se manter em uma busca constante pela inovação a fim de conquistar os consumidores. Por isso, a sintonia com as tendências tecnológicas, como o reconhecimento facial, e sua aplicação nos negócios é fundamental para criar o diferencial que fará com que a organização se destaque perante os concorrentes.

Além do reconhecimento facial, há outros tipos de tecnologias vigentes que estão sendo aplicadas nos negócios para conferir mais eficiência e assertividade para as empresas:

– Realidade virtual;

– Big Data e Analytics;

– Computação em nuvem;

– Tecnologia de voz;

– Entre outras.

A tecnologia organizacional do futuro também vai contar com uma maior utilização dos chatbots. Também baseado na inteligência artificial como o reconhecimento facial, os bots conferem mais agilidade, eficiência e escala ao setor de atendimento ao cliente das empresas, por exemplo.

As organizações conseguem ser mais rápidas na interação com o cliente, prestar um suporte 24 horas sem a necessidade de contratação de uma equipe muito grande, aumentar a quantidade atendimentos feitas em um menor período de tempo, utilizar recursos multimídia, além de proporcionar um diálogo mais personalizado com o consumidor tendo como base seus interesses e gostos.

Dentro deste contexto, a PlataformApp concebeu um serviço que une atendimento de qualidade com inovação tecnológica para auxiliar empresas em busca de destaque no mercado. Através de um software exclusivo, chatbots integrados a aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, interagem com os clientes das empresas de forma a esclarecer as suas dúvidas imediatamente. Uma solução versátil que se aplica em negócios B2B ou B2C, o atendimento via mensageiros é simples e rápido, assim como a sua implementação.