Pequenas empresas também podem automatizar processos?

A grande maioria das empresas ao redor do mundo já adota a automação no seu cotidiano para elevar sua produtividade. Ela permite que as organizações ganhem mais escalabilidade no atendimento e otimizem os seus processos, o que aumenta a lucratividade. Mas, será que as pequenas empresas também podem automatizar seus processos e conseguir os mesmos benefícios? A resposta é sim! Saiba como neste artigo da PlataformApp.

Muitos pensam que a automação se adequa somente à realidade de grandes corporações, que possuem uma enorme capacidade de produção. No entanto, a automação também pode ser adotada em pequenas empresas nos seus processos produtivos, tornando-os mais dinâmicos e eficientes, além dos processos de atendimento.

O atendimento é um setor que adquiriu uma posição de centralidade dentro da estratégia de todas as empresas, independente de porte ou segmento. Por isso, mais do que nunca, é preciso estudar quais são as melhores opções para conferir mais efetividade nesta área. Dentro deste contexto, o emprego da automação ganhou destaque e pode ser perfeitamente aplicado em pequenas empresas.

A automação do atendimento em pequenas empresas

Quando não é preciso a atuação de funcionários para executar determinadas ações sendo ele substituído por algum software, por exemplo, estamos falando de automação. E nesta era digital caracterizada pela alta popularidade das redes sociais e mensageiros, as empresas passaram a investir no atendimento automatizado para dialogar com seus clientes através destes canais.

Tendo em vista a importância do atendimento em todas as organizações, as pequenas empresas também devem investir na automação para proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Por meio do uso de chatbots em aplicativos de mensagens, é possível que a empresa preste um atendimento 24 horas para o consumidor sem precisar contratar uma equipe de atendentes muito robusta.

A automação ainda permite que as pequenas empresas consigam coletar mais dados sobre o perfil do seu público alvo e assim oferecer um serviço mais personalizado, construir uma relação mais próxima com o cliente, utilizar recursos multimídia neste diálogo, entre outras vantagens que irão destacar a organização perante os seus concorrentes.
Observando esse panorama, a PlataformApp criou uma solução eficaz para aprimorar o atendimento de grandes e pequenas empresas. Ela se aplica a negócios B2B ou B2C. Nós trabalhamos com um software exclusivo, por meio do qual chatbots integrados a aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, interagem com os clientes das organizações de modo rápido e eficaz.

O nosso software funciona assim: os clientes são atendidos via WhatsApp com bots integrados ao aplicativo. Os robôs realizam as primeiras etapas de atendimento ao cliente através dos mensageiros. Em seguida, estes bots direcionam as demandas para o setor da empresa que deverá solucioná-las.

Além disso, a nossa plataforma também pode estar integrada ao CRM da empresa a fim de gerenciar e analisar todas as interações com os clientes, cruzar os dados obtidos e extrair insights valiosos para o negócio. Não perca tempo e teste a nossa plataforma gratuitamente por um período!