Indústria 4.0 no Brasil: qual o cenário atual?

O desenvolvimento tecnológico foi o responsável pelo advento da indústria 4.0. Ela trouxe novos métodos de produção e revolucionou as formas de trabalho por meio da inserção de tecnologias digitais. A indústria 4.0 é uma realidade dentro de empresas ao redor do mundo, mas qual é a posição do Brasil dentro deste cenário? Descubra neste artigo da PlataformApp e entenda este importante conceito.

O que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 se baseia na aplicação das principais inovações tecnológicas dentro do contexto industrial como a automação, robótica, internet das coisas, inteligência artificial, inteligência de dados, entre outras. A adoção de novos métodos de produção que utilizam ferramentas digitais tem como objetivos conferir mais competitividade ao negócio, o ganho de mais eficiência na cadeia produtiva, agregar valor ao produto, racionalizar o uso de recursos e customizar as soluções, por exemplo.

Por meio da conexão de máquinas, sistemas e ativos, as organizações adquirem mais autonomia e podem criar redes inteligentes com controle dos módulos de produção.  Deste modo, falhas poderão ser previstas e a capacidade de adaptação a mudanças não planejadas será acentuada.

A indústria 4.0 demanda que as empresas dêem um grande salto tecnológico. Além disso, acompanhar toda esta evolução se tornou um pré-requisito para que as organizações se mantenham competitivas em um mercado com um número cada vez maior de concorrentes.

A indústria 4.0 no Brasil hoje

De acordo com um artigo publicado pelo jornal Estado de S. Paulo, um estudo da Fiesp revelou que o Brasil ainda está distante da indústria 4.0. A pesquisa destacou que apenas 5% das empresas brasileiras se sentem “muito preparadas” para enfrentar os desafios da Indústria 4.0 e que 23% se consideram “nem um pouco preparadas”. Das 227 empresas pesquisadas, 55% são pequenas, 30% são de porte médio e as demais são grandes.

Atualmente, o foco da indústria 4.0 no Brasil é no aumento da produtividade e na melhora da gestão dos negócios. A automação e a digitalização já são aplicadas nos mais variados setores. Mas para que a indústria 4.0 avance no país é preciso investir constantemente em novas tecnologias, processos integrados e transformar a cultura dentro das empresas.

Indústria 4.0 no Brasil: automação é uma ferramenta poderosa para aprimorar atendimento ao cliente


Os reflexos das mudanças trazidas pela indústria 4.0 no Brasil pode ser vista quando observamos o atendimento ao cliente das empresas, independente de porte ou segmento. A automação, por exemplo, possibilitou que as organizações ganhassem mais eficiência na hora de interagir com os consumidores. Muitas empresas usam bots para realizar a primeira etapa do atendimento aos clientes. Quando a demanda é mais complexa, um atendente humano entra no circuito para dar o suporte necessário.

Por meio da automação e da inteligência artificial, dois pilares da indústria 4.0 no Brasil e no mundo, é possível conferir mais rapidez, qualidade, personalização e eficiência a um setor vital das empresas: o atendimento ao cliente.

Ao observar este panorama da indústria 4.0 no Brasil, é preciso que as organizações se conscientizem que o uso da tecnologia nos seus processos e a adoção de uma cultura neste sentido e que busque a inovação são passos fundamentais para todas as empresas que querem se destacar no mercado. Que tal começar esta revolução no setor de atendimento ao cliente?

A PlataformApp criou uma solução eficaz para aprimorar o atendimento de grandes e pequenas empresas. Ela se aplica a negócios B2B ou B2C. Nós trabalhamos com um software exclusivo, por meio do qual chatbots integrados a aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, interagem com os clientes das organizações de modo rápido e eficaz.

Além disso, a nossa plataforma também pode estar integrada ao CRM da empresa a fim de gerenciar e analisar todas as interações com os clientes, cruzar os dados obtidos e extrair insights valiosos para o negócio. Não perca tempo e teste a nossa plataforma gratuitamente por um período!