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Chatbots: o que dá certo e o que dá errado com essa tática?

Os chatbots são uma forte tendência quando o assunto é a prestação de um bom atendimento ao cliente. No entanto, muitas empresas ainda têm dúvidas quanto à efetividade desta ferramenta para proporcionar uma boa experiência ao consumidor e dar o suporte adequado. Quais são as vantagens do uso dos chatbots no atendimento? O que pode dar errado com essa tática? Descubra as respostas nesse artigo da PlataformApp. 

O que são os chatbots?


Os chatbots são um tipo de tecnologia baseada na aplicação de Inteligência Artificial, o que permite que as empresas consigam oferecer um atendimento 24 horas para o consumidor. Os clientes podem entrar em contato com a empresa a qualquer momento que será respondido. Por meio da automação é possível que os softwares até aprendam de acordo com cada conversa e aprimore a sua interação com os consumidores gradativamente.


Além disso, o uso dos chatbots possibilita que as organizações utilizem os recursos multimídias disponibilizados pelo ambiente digital. É possível estabelecer diálogos enviando vídeos, gifs, áudios, entre outros. 


Benefícios e possíveis desvantagens da utilização de chatbots


Independente de porte e/ou segmento, todas as empresas podem implementar os chatbots na sua estratégia de atendimento. Eles trazem uma série de benefícios para as organizações. Entretanto, se não for feito um bom planejamento, esta tática pode ter o efeito oposto.

Vantagens dos chatbots:

– Comunicação rápida, instantânea e massiva: os chatbots oferecem um atendimento rápido. Logo que o consumidor entra em contato, ele já é imediatamente respondido pela empresa. Quando bem configurado, os chatbots podem dar sanar desde dúvidas simples até questões mais complexas. Além disso, com os chatbots é possível atender uma grande quantidade de clientes em pouco tempo;

– Familiaridade dos clientes com a interface da ferramenta: um ponto positivo da utilização dos chatbots é que eles possuem uma interface similar aos aplicativos de mensagem e redes sociais que utilizamos no dia a dia, o que ajuda na sua boa receptividade por parte dos clientes;

– Redução de custos para as empresas: como o emprego de chatbots torna dispensável a contratação de grandes equipes de atendimento, as organizações conseguem otimizar seus custos. Receitas que seriam direcionadas para arcar com encargos trabalhistas podem ser remanejadas para aprimorar outras áreas ou até o próprio atendimento com softwares mais avançados.

Possíveis desvantagens:

– Expectativa muito altas: é primordial entender que os chatbots logo que são criados já nascem com uma super inteligência nata. A utilização dos chatbots requer muito treinamento, base boa de conhecimento e investimento para desenvolvê-los;

–  Diminuição drástica da interação humana: alguns clientes ainda preferem o contato com humanos na hora do atendimento. Além disso, as soluções mais complexas não podem ser resolvidas somente através dos chatbots. Tendo em vista este cenário, é importante pensar numa estratégia eficiente que alie a ferramenta digital e o humano dentro das empresas. É preciso monitorar sempre a receptividade do público quanto aos chatbots.

Êxito na utilização de chatbots para atendimento ao cliente depende de planejamento

Os chatbots são uma ferramenta poderosa para turbinar o atendimento ao cliente de qualquer empresa. Mas, é necessário construir uma estratégia eficiente para que eles deem os resultados almejados. É preciso ter um objetivo claro para definir como proporcionar uma ótima experiência para o consumidor de modo que ele seja conduzido adequadamente pela empresa durante toda a jornada do cliente. Todo o processo deve ser amigável e não causar cansaço no público alvo, por exemplo.

Devido a este ótimo potencial, os chatbots estão cada vez mais presentes nas estratégias das empresas para aprimorar o relacionamento com o cliente e fidelizar o seu público alvo. No Brasil, a PlataformApp chegou com força para revolucionar o atendimento das empresas por meio do emprego dos aplicativos de mensagens.

Somos uma solução alemã de atendimento ao cliente que trouxe para terras brasileiras uma plataforma exclusiva que permite que permite que as empresas interajam com eficiência com seus consumidores através de mensageiros. O nosso software funciona assim: os clientes são atendidos via whatsapp com bots integrados ao aplicativo. Os robôs realizam as primeiras etapas de atendimento ao cliente através dos mensageiros. Em seguida, estes bots direcionam as demandas para o setor da empresa que deverá solucioná-las.

Além disso, a nossa plataforma também pode estar integrada ao CRM da empresa a fim de gerenciar e analisar todas as interações com os clientes, cruzar os dados obtidos e extrair insights valiosos para o negócio. Não perca tempo e teste a nossa plataforma gratuitamente por um período! Nossa solução se aplica a negócios B2B ou B2C!  

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