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Autoatendimento e chatbots: por que eles são tendência?

Autoatendimento. É inegável que os constantes avanços tecnológicos provocaram uma série de impactos no cotidiano da sociedade. A forma de se relacionar, trabalhar e até se divertir, por exemplo, foram influenciadas pelo advento da era digital. Dentro deste contexto, uma geração que nasceu e cresceu com a internet desenvolveu diferentes hábitos de consumo. As empresas, por sua vez, tiveram que adaptar suas estratégias para lidar com as demandas da atualidade. Hoje, duas ferramentas vêm sendo muito utilizadas para satisfazer as necessidades do novo consumidor: o autoatendimento e os chatbots. Saiba por que eles são tendência neste post da PlataformApp.  

Comumente chamado de millenials, a geração de pessoas que nasceram e cresceram com a internet é muito ligada à tecnologia. Muito mais conectada, esta parcela da população é heavy user de redes sociais, busca a solução de problemas mais rapidamente, gosta de comprar produtos em e-commerces, entre outras características. Devido a estas particularidades, o autoatendimento e os chatbots se mostram como poderosos meios para se comunicar com esta nova geração e aprimorar a experiência do cliente. O consumidor atual está cansado do atendimento tradicional que muitas vezes é lento e não soluciona as suas demandas.

O autoatendimento consiste em um sistema de suporte ao consumidor que confere mais autonomia e agilidade ao processo de atendimento das empresas. Além disso, por meio deste tipo de atendimento é possível aumentar a produtividade das organizações, interagir com mais clientes em um menor tempo e reduzir custos, por exemplo.

Também em alta, os chatbots são um poderoso canal de comunicação entre empresa e cliente. Ele possibilita a oferta de um atendimento online e instantâneo, além de permitir o uso de recursos multimídia e uma maior personalização. Cabe ressaltar ainda que o autoatendimento e os chatbots são ferramentas inovadoras e automatizadas que ao mesmo tempo em que possibilitam uma interação imediata com o consumidor também coletam dados sobre ele. Assim, as empresas conseguem conhecer melhor quem é o seu cliente.

Tendo em vista este panorama, o autoatendimento e os chatbots estão cada vez mais presentes nas estratégias das empresas para aprimorar o relacionamento com o cliente e fidelizar o seu público alvo. No Brasil, a PlataformApp chegou com força para revolucionar o atendimento das empresas por meio do emprego dos aplicativos de mensagens.

Somos uma solução alemã de atendimento ao cliente que trouxe para terras brasileiras uma plataforma exclusiva que permite que permite que as empresas interajam com eficiência com seus consumidores através de mensageiros. O nosso software funciona assim: os clientes são atendidos via whatsapp com bots integrados ao aplicativo. Os robôs realizam as primeiras etapas de atendimento ao cliente através dos mensageiros. Em seguida, estes bots direcionam as demandas para o setor da empresa que deverá solucioná-las.

Além disso, a nossa plataforma também pode estar integrada ao CRM da empresa a fim de gerenciar e analisar todas as interações com os clientes, cruzar os dados obtidos e extrair insights valiosos para o negócio. Não perca tempo e teste a nossa plataforma gratuitamente por um período! Nossa solução se aplica a negócios B2B ou B2C!

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